Mesa de discussão do Encontro |
Fotos: Viviane Ferreira
Cultura, desenvolvimento, participação popular e políticas públicas foram alguns dos assuntos debatidos no Encontro da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Secult – BA realizado no dia 18 de setembro em Valença.
A atividade propôs garantir maior integração das ações da Superintendência com a Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).
O encontro contou com a participação do Diretor de Cultura de Wenceslau Guimarães e coordenador da Associação dos Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia (ADIMCBA), Renaldo Souza, que na ocasião foi convidado a fazer parte da mesa de discussão junto com o presidente da ADIMCBA, Emílio Tapioca, e o Superintendente de Desenvolvimento Territorial Sandro Magalhães.
Além destes, o encontro foi marcado por reunir representantes da cultura de toda região a fim de fortalecer o debate e apresentar ferramentas de trabalho para avançar com esta pauta nos municípios.
Durante o evento, Sandro Magalhães, ressaltou a importância de valorizar as políticas públicas do campo da cultura. “É nossa obrigação consolidar as políticas em desenvolvimento”, afirma.
Renaldo Souza (camisa jeans) e Jorge Portugual |
Já o Secretário de Cultura, Jorge Portugal, destacou a importância do diálogo e da participação popular para o desenvolvimento do setor.
“Aqui na Bahia, o povo indica o caminho. Exemplo disso, são as diversas ações que construímos no decorrer dos anos. Temos muitos projetos apoiados pelo fundo de cultura, patrocinados pela Fazcultura, Calendário de Artes, Pontos de Cultura e Pontos de Leitura”, enfatiza Portugal.
Aproveitando o espaço, o Secretário anunciou a ideia de criar um programa de apoio ao desenvolvimento da cultura nos municípios, que está em fase de estudos e deve ser lançado em 2016.
Câmara Técnica
Finalizando as atividades do Encontro foram eleitos delegados do poder público, da sociedade civil e do governo para Câmara Técnica de Cultura do Baixo Sul.
Do Poder Público foram eleitos, Renaldo Souza (Wenceslau Guimarães), Josenildo Normandia (Ituberá) e Wellington Santos (Camamu). Da Sociedade Civil, Gilvando Luz (Gandu), Adriano Pereira (Valença) e Cláudio Lisboa (Taperoa).
Representando o Governo do Estado a Diretora Territorial do Baixo Sul, Vanessa Andrade, foi eleita.
Com estes delegados, o próximo passo será construir mecanismos que garantam a participação popular no resgate a cultura dos municípios que compõe o território do baixo sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário