Páginas

sexta-feira, 29 de maio de 2015

CDA continua cadastrando os Proprietários Rurais de Wenceslau


Atendimento do CDA e Secretaria de Agricultura em Nova Esperança


Continuando com o cadastro dos proprietários de terra de Wenceslau Guimarães pela Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), nesta quarta-feira (27/05) os moradores da região de Nova Esperança receberam a equipe da Secretaria de Agricultura e os técnicos CDA.

A equipe já percorreu diversas comunidades rurais do município e cadastrou mais de 200 proprietários de terra. Para aqueles que ainda não realizaram seu cadastro, dirija-se nesta sexta e sábado até a Secretaria de Agricultura.

Na próxima semana as atividades continuam. Terça-feira (02/06) as famílias da região do Rio Vermelho vão receber a equipe. Já Segunda (01/06) e quarta-feira (03/06) os atendimentos serão na Agricultura. 

Se você ainda não regularizou a documentação de sua propriedade, chegou a hora!  

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Escolas municipais recebem carteiras novas


A Prefeitura de Wenceslau Guimarães adquiriu com recursos próprios cerca de 350 carteiras universitárias para as escolas municipais de nossa cidade.

Hoje (27/05) as novas carteiras vão substituir as antigas das Escolas Adelina Maria de Souza Almeida, Menandro Menahim e da Escola Quilombola Cantinho Nova Esperança.

Com objetivo de garantir mais comodidade aos estudantes da rede pública de ensino, no campo ou na cidade, está iniciativa propõe fortalecer a educação melhorando a estrutura física das salas de aula. 



Se você é professores de Lingua Portuguesa, Matemática, Química, Física, Biologia, Geografia e Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol), as inscrições estão abertas para ministrar aulas no programa Universidade para Todos (UPT). 

Para se inscrever, basta comparecer a Secretaria de Educação em Wenceslau Guimarães das 08 as 12 horas até sexta-feira (29/05).


terça-feira, 26 de maio de 2015

Prefeitura realiza 1º Copa Inter Associação de Futsal Masculino



 A 1º Copa Inter Associação de Futsal Masculino de Wenceslau Guimarães teve inicio neste ultimo sábado (23) reunindo os times de futsal da sede de nosso município no Ginásio de Esportes do MST, localizado no Projeto de Assentamento Ernesto Chê Guevara. 

O jogo de abertura teve inicio as 19 horas e contou com os times, Coroas Unidos e Borussia. Nesta partida o Coroas Unidos saiu na frente e venceu de 06 a 04. Logo em seguida, o time MST jogou contra A Barca as 20 horas e ganhou de 05 a 02.

Durante as partidas, cerca de 200 pessoas estavam no ginásio torcendo pelo seu time. Para assistir os jogos, basta levar um quilo de alimento não perecível que estará sendo doado para as famílias carentes do município através da Secretaria de Ação Social.



A próxima rodada dos jogos vai acontecer no dia 30 de maio. A partida tem inicio as 19 horas com o time de Roma contra São Roque, depois teremos Os Paquitos jogando contra Aliança.

Finalizando as partidas, teremos o time de São José contra os Meninos da Vila. 

A 1º Copa Inter Associação é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Wenceslau Guimarães através da Diretoria de Esportes.


Equipe da Agricultura recebe treinamento de vacinação veterinária

Secretário de Agricultura e a Veterinária Gabriela dos Santos

Com objetivo de contribuir na vacinação dos animais domésticos e combater a raiva canina em Wenceslau Guimarães, os funcionários da Secretaria de Agricultura passaram por um treinamento de vacinação na sede da secretaria nesta ultima sexta-feira (22/05).

O treinamento contou com o apoio da veterinária Gabriela dos Santos Santana, mestranda na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) e com a participação da população, que levou seus animais domésticos a Secretaria para serem vacinados.

O espaço habilitou os técnicos da Secretaria de Agricultura para auxiliar a equipe de saúde nas campanhas de combate e prevenção a raiva canina no município.



segunda-feira, 25 de maio de 2015


Novos proprietários de terra realizam cadastro no CDA esta semana


A Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômica mobiliza mais uma vez os técnicos da CDA para realizar o cadastramento de novas propriedades rurais em Wenceslau Guimarães entre os dias 26 e 30 de maio.

O cadastramento acontecerá na Secretaria de Agricultura, porém nesta quarta-feira (27) a comunidade de Nova Esperança e região vão receber a equipe.

Estrada da Vila Tancredo Neves é reformada

A vicinal da região de Vila Tancredo Neves recebeu na manhã de hoje (25) novas reformas com cascalhamento. As fortes chuvas da semana passada provocaram diversas erosões na estrada dificultando a entrada e saída de trabalhadores e estudantes. Pensando nisto, foi intensificado o processo de reparo daquela região que já estava em curso.

A fim de garantir melhores estradas para população rural, a Prefeitura de Wenceslau Guimarães através da Secretaria de Infra Estrutura vem desenvolvendo diversas ações e melhorando cada vez mais as estradas vicinais que ligam a zona rural a BR 101 e a sede municipal.





Dia do Trabalhador Rural

O Prefeito de Wenceslau Guimarães Nestor Vicente felicita todos os pequenos e grandes agricultores de nosso município por este dia imblemático e de extrema importância para o desenvolvimento social e econômico de nossa região. Nosso município está crescendo e isso se dá porque temos uma zona rural fortalecida, cumprindo seu papel de produzir e alimentar todos os cidadãos.

Parabéns a todos trabalhadores e trabalhadoras Rurais 
de Wenceslau Guimarães!


sábado, 23 de maio de 2015

Esgotamento recuperado com recursos próprios na Palmeira

Mais de 900 metros de encanamento foram substituídos
As fortes chuvas que atingiram a nossa região provocaram uma grande erosão destruindo um trecho da rede de esgotamento do povoado de Palmeira, afetando o bem estar de toda comunidade da região.

O Departamento de Obras, vinculado a Secretaria de Infraestrutura de Wenceslau Guimarães já concluiu a reforma completa do trecho danificado, onde foram colocados 900 metros de tubulação nova e reparada a caixa de passagem do esgotamento.

É a Prefeitura trabalhando para você viver melhor!


quarta-feira, 20 de maio de 2015

Campanha Nacional mobiliza Wenceslau Guimarães contra o abuso e exploração sexual de crianças


A Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes mobilizou toda população wenceslauence em defesa dos direitos e acesso a educação nos dias 18, 19 e 20.

Para isso, a Prefeitura de Wenceslau Guimarães por meio do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) construiu junto com os estudantes da rede pública de ensino um calendário de atividades sócio educativas na sede municipal e no Cocão, a fim de sensibilizar toda sociedade sobre a campanha.

Iniciando as atividades, na segunda-feira (18) profissionais do CREAS e CRAS realizaram uma ação de panfletagem as margens da BR 101 na entrada da cidade com o objetivo de dá visibilidade a campanha e divulgar as ações planejadas no município a cerca do tema.

Panfletagem as margens da BR 101


Através dos caminhoneiros, motoristas, motociclistas, pedestres, passageiros das topiques e ônibus, foi possível atingir toda região, mostrando o trabalho em torno da campanha realizado em Wenceslau.

No dia seguinte, a Praça Nelson Davi Ribeiro no centro da cidade foi palco de Cordéis do Colégio Rui Barbosa e de teatro do Menandro Menahim e CRAS. Nestas atividades, os estudantes abordaram o tema da violência e trouxeram reflexões para combater e garantir o direito das crianças.

Em seguida, os estudantes percorreram os principais pontos do centro da cidade dialogando com a sociedade e divulgando o número 100, como ferramenta de denuncia.

Nesta quarta a equipe do CREAS se deslocou até o distrito do Cocão para realizar palestras e construir rodas de conversa sobre o abuso e à exploração sexual para com as crianças.

As atividades aconteceram no Colégio Maria Alice e garantiu a participação de crianças, adolescentes e familiares. 

Atividades da Campanha no Cocão

Campanha Nacional 

A campanha está em vigor desde o dia 18 de maio de 1973 quando uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos.

A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.

A intenção do 18 de maio é destacar a data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta e proteger nossas crianças e adolescentes. A data reafirma a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil.

Denuncie

Um dos mecanismos de denuncia é o “Disque 100” divulgado durante a caminhada desta terça-feira pela Prefeitura e CREAS.

O método foi criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes.

Os dados mostram que de março de 2003 a março de 2011, o Disque recebeu 52 mil denúncias de violência sexual contra este público, sendo que 80% das vítimas são do sexo feminino.

O Disque 100 funciona diariamente de 8h às 22h, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita.

Caminhada no Centro da Cidade

Prefeitura e Secretaria de Educação realizam Fórum de Educação Infantil





Com objetivo discutir políticas públicas, práticas sociais e pedagógicas voltadas à Educação Infantil, Professores, Gestores e auxiliares participaram do 1º Fórum de Educação que aconteceu neste sábado (16) na Escola Rui Barbosa, das 08 às 16 horas e abordou o tema, Ciranda Reflexiva sobre Educação Infantil.


A fim de alcançar as demandas apontadas, o Fórum contou com a presença da técnica em formação de professores Patrizia Ferreira, Valdineia Medeiros, do Conselho de Educação e Liliane Sabino do Conselho Tutelar.


Além destes espaços, o Fórum contou com a colaboração de Alexsandro Silva, mais conhecido como Sandro, realizando uma oficina de musicalização, com o objetivo de fortalecer o eixo temático música, que de acordo com o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI) que também de acordo com Lei de Diretrizes e Bases (LDB) também será obrigatório nas demais modalidades, para apresentação dos projetos musicais adquiridos pela Prefeitura Municipal com o objetivo de incentivar e fortalecer a prática musical em sala de aula.



Instrumentos musicais adquiridos pela Prefeitura Municipal

Pensando nisto, estes materiais foram apresentados ao Fórum, estabelecendo um dialogo sobre a importância da musica como ferramenta pedagógica e os professores aprenderam a construir instrumentos musicais através de materiais recicláveis para ensinar aos seus alunos, com o objetivo de melhorar a pratica pedagógica e de incentivar a prática musical aos alunos na ajuda da identificação dos sons.

Segundo as coordenadoras do departamento de educação infantil Erivalda Nunes e Vânia Carla Gomes o Fórum é uma articulação com as diversas representações públicas e políticas que trabalham direta ou indiretamente com a educação infantil. Capacitando o monitoramento e a atuação política pedagógica nesta área, tendo como base o Programa ProInfância do Governo Estadual.

Oficina de Musicalização
Com o apoio da Prefeitura de Wenceslau Guimarães e realização da Secretaria de Educação, o espaço propôs sensibilizar os profissionais de Educação Infantil sobre a importância do processo de formação continuada na construção de uma educação de qualidade.

Educação de qualidade.
Esse é mais um compromisso do Governo de Nestor Vicente!








Veja todas as fotos do evento clicando AQUI.

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Wenceslau Guimarães é campeão do 5º Intermunicipal do Sub 20 

Neste domingo (17) a seleção de futebol de Wenceslau Guimarães ganhou de 3 x 0 na final do 5º Campeonato Intermunicipal de Futebol Masculino do Sub 20, jogando contra o time de Itapetinga no jogo de volta.

O jogo aconteceu no Estádio Antônio Carlos Magalhães de Itapetinga e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Wenceslau Guimarães através da Diretoria de Esportes.

O Campeonato Intermunicipal do Sub 20, que foi promovido pela Liga de Futebol Feminino de Itabuna (LFFI), teve inicio no dia 01 de março e terminou neste ultimo domingo.

Participaram do campeonato as seleções das cidades de Gandu, Itagibá, Ubatã, Itapetinga, Itajuipe, Barro Preto e Jussari, divididos nas classificações A e B.

Com cinco gols nos jogos, o jogador Mario Calango da seleção de Wenceslau, foi premiado como artilheiro do campeonato.

Este já o segundo campeonato neste semestre que nossa seleção foi campeã. A primeira vitória foi no 1º Intermunicpal em Ibirataia no mês de fevereiro,  promovido pela Liga Ibirataiense de Futebol.



A seleção wenceslauence contou com o apoio de toda população, que esteve torcendo pela vitória do time, e do comercio local que também vem patrocinando as atividades esportivas no município.



sexta-feira, 15 de maio de 2015


CREAS realiza atividades de combate a violência na próxima semana

A Prefeitura Municipal através do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) estará realizando no domingo, segunda e terça-feira (18, 19, 20) diversas atividades de panfletagem, apresentações, caminhadas e espaços de estudo para as crianças, adolescentes e adultos, sendo uma ferramenta de combate ao abuso e exploração.
Esta atividade faz parte do 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes.

Diversas atividades já estão agendas, entre elas teremos uma panfletagem na segunda-feira, para mobilizar e sensibilizar a população sobre a campanha. Na terça teremos apresentações de Cordéis do Colégio Rui Barbosa e de teatro do Menandro e CRAS. Na quarta, as atividades de estudo e palestras serão realizadas no Cocão no Colégio Maria Alice a partir das 9 horas.


Wenceslau joga contra Itapetinga neste domingo

Neste domingo (17) estará acontecendo à final do 5º Campeonato Intermunicipal da Sub 20 e o time de Wenceslau Guimarães estará jogando contra Itapetinga. A Prefeitura Municipal e Secretaria de Esporte convida toda população wenceslauence a prestigiar e torcer pelo time de nosso município.
 
O jogo acontecerá no Estádio Municipal de Itapetinga e será uma partida difícil. Wenceslau precisa ganhar de 2 x 0 e se por acaso o placar final for 1 x 0 o jogo será definido nos pênaltis.

Juíza de Direito realiza palestra em combate a violência familiar

Drª Roberta Guimarães, Juíza de Direito
Com objetivo de coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Pais, mães e filhos estiveram presentes na palestra ministrada pela Doutora Renata Guimarães, juíza de direito de Wenceslau, na noite desta quarta-feira (13).

A atividade é uma realização do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia e contou com o apoio da Prefeitura Municipal através da Secretária de Educação, fortalecendo a Campanha Nacional de Justiça pela Paz em Casa.
 
A campanha está mobilizando todos os baianos para combater qualquer tipo de violência doméstica sofrida no âmbito familiar, através de informações pontuais e dados estáticos sobre esta questão.
 
O debate trouxe como tema central, Viver sem Violência é um Direito da Família, e reuniu mais de 150 pessoas no Salão Paroquial de Wenceslau Guimarães.
 
Além deste tema, os direitos das mulheres, a lei Maria da Penha, as formas de assistência à mulher, as medidas integradas e protetivas de urgência, nortearam todo processo.
 

A palestra utilizou diversos recursos audiovisuais para garantir assimilação do conteúdo abordado, propondo realizar diversas reflexões sobre o contexto da violência sofrida pelas mulheres.
 
Alguns dados citados foram alarmantes. De acordo com Doutora Renata, 48% das mulheres agredidas declaram que a violência aconteceu em sua própria casa.“O lar não é o lugar mais seguro para mulher”, enfatiza.
 
Para Doutora a violência doméstica afeta toda família. Pensando nisto, ela pontua também que 18 mil crianças são agredidas por dia em nosso país. “Precisamos rever nossas posturas educativas para com nossas crianças. Não podemos nos fechar em nossa casa. Precisamos denunciar todo tipo de violência”.
 
A estudante Marina Silva, participante da palestra, afirma que as agressões se tornaram comuns nos lares de hoje e as informações passadas conseguiram propor reflexões importantes sobre as diversas formas de violência que podem acontecer dentro de nossas casas.
 
As explanações aconteceram em três momentos. No primeiro, foram citadas as questões que envolvem o panorama nacional de violência, em seguida, os motivos que levam a prática da violência e por fim, a importância de iniciar o combate dentro de casa.



A lei Maria da Penha, sancionada em 2006, foi uma das ferramentas utilizadas na palestra como mecanismo do estado para diminuir o índice de violência sofrida contra as mulheres. Porém, foram pontuados alguns problemas de cunho social. Dentre eles, temos o não conhecimento das mulheres sobre a Lei e a ação policial e da justiça em desqualificar o problema.
 
Mesmo assim, a Doutora Renata afirma que podemos mudar esse quadro e reverter o número de agressão familiar. “Para isso, é necessário que toda sociedade conheça a lei e denuncie”.
 
As denuncias podem ser realizadas através do número 180 e a vítima pode procurar também, a defensoria ou o ministério público.


Casa Lar é apresentada a sociedade de Wenceslau Guimarães



Foi apresentada ontem (14) a Wenceslau Guimarães a “Casa Lar”, localizada no bairro São José, que oferecerá serviços de acolhimento institucional para até 10 crianças.

Qualquer criança que tenha seus vínculos familiares rompidos devem ser encaminhadas ao conselho tutelar ou a vara da infância que acompanhará ao acolhimento da Casa Lar, onde serão atendidos por assistentes sociais, psicólogos e pela equipe do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

O espaço é um programa da Secretaria de Assistência Social, que possui o cofinânciamento do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de Wenceslau Guimarães, sendo administrada pela Organização não Governamental (ONG) Centro Comunitário Nova Vida, fundada por Rosenil Santos Lima, mais conhecida como Odinha, e hoje está sendo presidida por Ricardo Vinicius Cunha.